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segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Hotmilhas, da 123 milhas, atrasa pagamentos e suspende venda de milhas

 Hotmilhas, da 123 milhas, atrasa pagamentos e suspende venda de milhas


A paisagem turística de Belo Horizonte foi recentemente agitada pelas notícias da suspensão de serviços pela Hotmilhas, uma empresa do grupo 123 Milhas. O motivo apontado foi a queda significativa nas vendas de sua empresa controladora, 123 Milhas. Mas o que exatamente aconteceu? Vamos mergulhar nos detalhes.

O início da crise

Na noite de sábado, 26 de agosto, foi anunciada oficialmente a suspensão dos serviços de compra e venda de milhas pela Hotmilhas. Além disso, a 123 Milhas, controladora da Hotmilhas, já havia comunicado, no dia 18 do mesmo mês, que iria suspender a emissão de passagens de sua linha promocional, a "Promo". Esta suspensão afetará viagens já contratadas para os meses de setembro a dezembro de 2023.

A crise parece ter se aprofundado no domingo, 27 de agosto, quando funcionários da Hotmilhas foram impedidos de entrar nas instalações da empresa e orientados a voltar para casa. Especula-se que as empresas do grupo possam anunciar o fim de suas atividades em breve, embora isso seja negado pela 123 Milhas.

Os reflexos no mercado

Os ecos desta situação se espalharam rapidamente pelo mercado. Na sexta-feira, 25 de agosto, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais interveio, prestando atendimento a clientes que se sentiram lesados pela 123 Milhas. Além disso, a empresa decidiu encerrar o atendimento presencial, reforçando a gravidade da situação.

Em uma reviravolta, vale lembrar que em janeiro deste ano, a 123 Milhas e a Maxmilhas, outra plataforma de pesquisa e compra de viagens com sede em Belo Horizonte, haviam anunciado uma fusão. Embora tenham decidido manter operações independentes após a fusão, a situação atual da 123 Milhas e Hotmilhas levanta preocupações sobre o futuro de ambas as empresas.

O cerne do problema

A essência do problema parece residir no modelo de negócios adotado pela 123 Milhas. A linha promocional da empresa oferecia pacotes de viagens com datas flexíveis, permitindo-lhes encontrar dias mais baratos para voos e estadias. No entanto, com o aumento da demanda por viagens pós-pandemia, os preços dispararam, tornando difícil para a empresa encontrar opções dentro da faixa de preço prometida aos clientes.

Para o futuro

Recentemente, a 123 Milhas esclareceu, via redes sociais, que, apesar dos problemas, ainda está vendendo passagens aéreas fora da linha promocional. No entanto, a seção referente à linha promocional em seu site direciona os visitantes para uma lista de perguntas e respostas sobre os bilhetes suspensos.

Em meio a esta turbulência, uma coisa é certa: o mercado de viagens, já bastante prejudicado pela pandemia, enfrenta novos desafios. Para empresas como a Hotmilhas e a 123 Milhas, o caminho a seguir será determinado pela forma como enfrentam a crise atual e reforçam a confiança de seus clientes.

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